segunda-feira, 24 de março de 2014

Inteligência não aprova ninguém

Pessoal, o blog tá largado às traças - mas convenhamos, já falei de quase tudo que eu tinha na cabeça pra falar, também não vou ficar tirando leite de pedra né? Mãããs, de vez em quando surgem alguns temas não explorados antes, e hoje é o caso. Recentemente ouvi isso de um professor, e passei um tempão pensando em como isso é verdade.

Pra quem já passou em algum concurso, vai saber do que eu tou falando: você ralou igual um desesperado, abriu mão de "n" bens intangíveis (adm. de materiais aplicada à vida do concurseiro), como sua diversão, seus amigos, namorados/namoradas, horas de sono etc., e finalmente chegou lá. Aí vem aquele seu amigo ou parente e fala:

- "Ah, mas você é muito inteligente."

MEU!

Eu já ouvi isso de várias pessoas, e muitas delas estão na luta pra passar em um concurso também. Então, vamos desmistificar essa "inteligência astronômica" dos deuses que passaram em concurso. Repita comigo:

"Inteligência não passa ninguém em concurso".

Uma vez que você aceite esse fato, você já removeu um bloqueio mental enorme, de que "só passa no Senado quem é muito inteligente", ou "eu nunca vou passar no TCU porque o meu irmão sempre foi mais inteligente que eu e não passou".

Mas por que eu estou falando isso?

Gente, estudar pra concurso se trata de aprender? É claro! Mas a partir do momento em que você leu ou assistiu uma aula sobre determinada matéria, o resto só depende da sua dedicação! Quantas vezes você vai fazer o exercício? Quantas horas você vai dedicar àquela matéria? Quantas vezes você vai "fechar" o edital antes da sua prova? Quantas vezes irá reler os comentários e marcações feitos no seu livro 4 meses atrás? Quantas questões da banca você vai resolver até dominar o assunto?

Veja bem: alguma das perguntas que eu fiz acima tem a ver com inteligência? Ou será que tem a ver com você meter as caras e estudar como se estivesse levando tudo isso a sério?

Se trata apenas de levar a sério, de ter dedicação, de saber aproveitar cada meia hora dando sopa no seu dia e estudar, estudar, estudar.

Conto minha experiência: sempre fui uma tapada em Raciocínio Lógico (exatas em geral), e tive que estudar muito mais do que muitos outros colegas que já tinham facilidade na matéria. Eu fiz e refiz as listas de exercícios do cursinho três vezes (TODAS ELAS), eu já estudei por dois livros diferentes, e continuo revisando a cada prova! Hoje em dia é comum eu gabaritar (ou quase) as provas do Cespe de raciocínio lógico, mas será que é porque eu sou inteligente, ou será que é porque eu insisti no assunto até dominar aquela matéria? Não estou dizendo que sou burra nem nada, mas se fosse esperar meu QI natural me fazer gabaritar uma prova, eu ia esperar sentada.

Além disso, não sou formada em direito. Não sabia nem por onde começar. Tive que estudar tudo desde o início. E já perdi as contas de quantas vezes eu reli meu caderno, quantas vezes voltei pra casa no ônibus lendo a Constituição, quantas horas de insônia eu já gastei decorando artigos, quantos finais de semana eu passei resolvendo todas as questões do "questõesdeconcursos", e errando, e voltando no livro, e entendendo porque errei, e acertando a próxima, e errando de novo, e seguindo em frente.

Quem aqui nunca ouviu histórias de pessoas aparentemente sem condições (por falta de acesso aos estudos, por falta de recursos financeiros etc.) passarem em concurso porque simplesmente leram suas poucas apostilas até decorarem o conteúdo cobrado?! Eu conheço uma senhora no local onde eu trabalho que está sempre com uma apostila na mão, (re)fazendo questões e (re)lendo a matéria enquanto aperta os botões do elevador para os empresários/advogados/funcionários. É isso. Disciplina e força de vontade. Sem frescura.

Então, moral da história: não tenha medo de desejar um cargo excelente, uma carreira excelente, não pense duas vezes. Estude como se fosse passar. Pergunte-se todos os dias "o que será que o primeiro colocado está fazendo nesse momento - sexta feira, 21h, dia de jogo?". Coloque-se no lugar dele e vá estudar. Simples assim. O que vai te passar no concurso é a sua dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...