segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A utilidade dos mapas mentais


Uma das formas mais rápidas de recuperar/reforçar o conteúdo aprendido é por meio de resumos. E uma das formas mais eficientes de se fazer resumos é por meio de mapas mentais. Muitos já conhecem essa ferramenta, mas algumas pessoas não sabem por onde começar. Então, vou mostrar por aqui e dar uns exemplos.

Esses resumos visuais não passam de um esquema em que você tenta dispor o conteúdo por meio de imagens, cores, pequenos comentários, palavras chave etc. A ideia é que você consiga revisar determinado conteúdo em questão de cinco a dez minutos, apenas observando as imagens, palavras, setas e correlações.

É claro que, para isso, primeiro você terá que ler o conteúdo no livro/caderno algumas vezes, de modo que saiba diferenciar o que é fundamental do que é menos importante. A partir daí, você vai dispondo no papel (ou no computador) as informações principais, para depois ir ligando às informações secundárias, sejam escritas, sejam em imagens.

Isso pode levar um tempo, mas depois que estiver pronto, provavelmente você não terá que voltar mais àquela parte do seu livro ou caderno. Revisar o conteúdo disposto em um mapa mental leva pouquíssimo tempo (o que é extremamente útil nos dias mais próximos da prova) e aumenta sua capacidade de memorizar, pois é muito mais fácil se lembrar de desenhos e setinhas do que de um capítulo inteiro do livro de constitucional.

Como eu disse, você pode fazer isso tanto no papel quanto no computador. No papel, demora um pouco mais, mas você pode deixar mais personalizado, colorir mais, desenhar coisas que venham à cabeça na hora – e, particularmente, eu fixo mais quando eu mesma desenho/escrevo.

Resumo sobre Lideranças na Câmara dos Deputados: você desenha do jeito que quiser, com os tamanhos, cores, destaques etc. que você achar melhor. Demora mais, mas você vai lembrar de muito mais coisa.


No computador, as opções são mais restritas, porque você se limita aos desenhos/cores/formatos que estão disponíveis no programa utilizado. O lado bom é a rapidez com que os resumos ficam prontos. Além disso, é possível armazenar num pendrive, no celular, no iPod, enfim, dá pra levar muitos resumos pra cima e pra baixo ocupando pouco espaço. Eu costumo utilizar o aplicativo Freemind (há a versão para computador, e também já vi para celulares Android), super fácil de achar pra download, super fácil de mexer. E os arquivos ocupam pouquíssimo espaço em disco, então não será um problema fazer dezenas/centenas de resumos. 

Mapa mental de Regimento Comum do Congresso Nacional, sobre redação final e autógrafos, feito no Freemind. Dá pra mudar cores, efeitos visuais e colocar alguns desenhos.

Pra você ter uma ideia melhor de como esses mapas podem ser úteis, depois dá uma olhadinha nesse blog. Mas não se limite a copiar os resumos já feitos, faça os seus pra ver como a fixação do conteúdo será muito maior.

Dá trabalho, mas você vai agradecer a si mesmo por ter feito isso quando faltarem cinco dias pra sua prova e você conseguir retomar conteúdos que tomariam mil páginas/três semanas da sua vida!

2 comentários:

  1. muito boa dica e bem legal o blog indicado!

    sddes

    bjão

    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carool, que bom que você gostou! Eu tenho praticamente uma coleção já hehehehe :) tá sendo ótimo pra dar uma estudada pro CNJ, depois de uns meses parada.
      Saudade de vc também! :*

      Excluir

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...