terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como dividir seu tempo de estudo – parte III



Depois de calcular quantas horas por semana você terá para se dedicar a cada matéria, agora é a hora de distribuir essas horas em uma tabela. Dessa forma, você saberá exatamente o que irá estudar em cada dia – se você estuda em bibliotecas, por exemplo, não vai precisar carregar quilos de livros, pois já saberá exatamente o que levar – e conseguirá monitorar seu desempenho e o cumprimento das suas metas diárias. Ou seja, montar um quadro de estudos é uma ótima ferramenta para guiar sua semana, aumentar a sensação de dever cumprido e, consequentemente, reduzir o grau de ansiedade.

Ok, como distribuir esses horários? Tendo em vista que, com o exemplo dado, o candidato irá concluir um ciclo de estudos a cada semana, é preciso ter em mente uma boa distribuição, que “espalhe” as matérias ao longo dos dias, de modo que um mesmo conteúdo possa ser estudado mais de uma vez por semana:

Hora/Dia
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Dom.
7-8h
AFO
Adm.
AFO
Adm.
AFO
Ética

8-9h
Informática
Adm.
Atualid.
Adm.
Informática
Regimto.

9-10h
D. Adm
D. Const
D. Adm
D. Const
D. Adm
Arquiv.

10-11h
Português
Legisl.
Português
Legisl.
Português
Red. Of.


Assim, com um quadro bem distribuído, fica mais fácil monitorar o cumprimento dos horários, e não é cansativo, pois quando você começa a ficar entediado com uma matéria, já está na hora de trocar. Além disso, não sei você, mas eu trabalho bem sob pressão – se tiver só uma hora para estudar algo, me concentro muito mais do que se tiver a tarde inteira para fazer a mesma coisa!

Por fim, seguem algumas dicas práticas para a hora de você montar o próprio quadro:

- Estude no máximo duas horas seguidas da mesma matéria: pelo motivo que acabei de falar, quando temos tempo demais para concluir uma tarefa, acabamos adiando, fazendo mais devagar, e passar em concurso é uma questão de eficiência. Se o conteúdo for muito extenso, tudo bem, estude por duas horas, mas depois siga para a próxima.
- Estude mais cedo o que é mais difícil: normalmente, quando começamos a estudar, estamos com a cabeça mais “fresquinha”, com a disposição mais renovada, então é hora de pegar pesado naquilo que traz mais dificuldade. Aproveite as primeiras horas de estudo para aprender coisas novas, entender conteúdos mais complexos, e deixe as horas finais para as matérias mais light, que você terá facilidade de assimilar.
- Misture conteúdos fáceis e difíceis: não passe o dia inteiro estudando somente o que te traz dificuldade, ou o que você acha chato. Ninguém aguenta! Se você detesta Informática, mas gosta de Ética, coloque esta depois daquela, para dar uma aliviada. Assim, você rende mais e evita a preguiça.
- E o fim de semana?! Sim, eu recomendo deixar um dia de folga. Afinal, ninguém é de ferro. Mas isso irá depender do seu rendimento, do quanto você já acumulou de conhecimento, do quanto se sente preparado para a prova. Eu mesma sou aloprada e minha tendência é estudar doze horas por dia, sete dias por semana. Mas isso pode ser um tiro que sai pela culatra. Se você ainda se sente inseguro quanto à maior parte do conteúdo, tudo bem, inclua mais umas quatro horas no seu domingo e depois vá descansar. No sábado, se quiser, pode incluir um aulão, ou aumentar a quantidade de horas. Enfim, deu pra ver que é algo bem pessoal e que depende de diversos fatores, certo? O que importa é não se esquecer de cuidar da sua saúde, família, amigos, espiritualidade. Não adie sua vida inteira (eu já fiz isso e acho que não é a solução), aprenda a conciliar seus estudos com outros compromissos.
- Acompanhe seu desempenho: ao longo das semanas, vá dosando as horas de estudo de acordo com seu rendimento em cada matéria. Ao atingir entre 80-90% de aproveitamento em cada matéria (olha a importância deresolver questões de prova), realoque o tempo de estudo para os conteúdos nos quais seu desempenho ainda é mais baixo. É muito mais fácil ganhar os 50-60% iniciais da nota do que os 10-20% finais (dica preciosa do professor Emerson Caetano)! Mude seu quadro sempre que achar necessário.
- Lembrete: não bitolar! Tá bom que você marcou quatro horas diárias de estudo, mas não se desespere se ficaram faltando 5 ou 10 minutos em alguma matéria. Normalmente, nesse quadro horário já incluo 10 minutos de banheiro/comida/”avoação” para cada hora. Calculo 50 minutos de estudo para 10 de descanso. Se estiver no pique, estudo dois ou três horários seguidos, para depois tirar 20-30 minutos de descanso até o próximo horário. Assim, você não entra em pânico e suas metas diárias serão mais realistas.

[Lembrando que esse exemplo dado pode não correponder à sua realidade. Se você tem menos tempo que isso, faça as adaptações, o importante é manter um ritmo. Se você tem mais tempo (se você tem dedicação integral a concurso, por exemplo), aumente a carga horária, e não se esqueça de ir alterando o quadro conforme seu rendimento melhora.]

Enfim, são algumas dicas que aprendi com livros e palestras ao longo da minha jornada, e que sempre uso na hora de me preparar para algum concurso. Quando sai o edital, normalmente aumento a quantidade de horas de estudo, ou incluo algum curso ou aulão, para revisar conteúdos. Mas ter um quadro semanal ajuda você a manter um bom ritmo sem surtar. Então, vale a pena demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...